TORTA de LIMÃO e CASTANHA de JACA

por MARISA FURTADO DE OLIVEIRA - MÃO NA JACA



A MASSA

A torta deve começar pela massa, que já deverá estar pronta para receber o recheio.

A massa que usamos é bem fácil e fica ótima, sequinha.


INGREDIENTES:

2 xicaras de farinha de trigo

3 colheres de açúcar

1 pitada de sal

50 gr de margarina vegetal ou manteiga

40 ml de óleo

1 colher de sopa de chia hidratada ou um ôvo




MODO DE FAZER:

Misture a farinha de trigo com o açúcar, o sal e a manteiga cortada em cubinhos. (no meu caso acabou a farinha de trigo usei polvilho doce e ficou ótimo também). A mistura deve ficar arenosa.

Adicione o óleo, 3 colheres de água e o ovo ou chia hidratada e vá misturando com as mãos sem sovar (para não produzir glúten). Quando a massa estiver homogênea enrole-a em um plástico e ponha na geladeira para gelar por 30 minutos.

Unte sua forma de torta, pré-aqueça o forno em 200 graus, e vá espalhando a sua massa pela forma até cobrir o fundo e as laterais. Essa massa aceita emendas muito bem, então você pode fazer cobrinhas e ir esticando e emendando, ou se preferir abra a massa com rolo. Quanto mais fina, mais gostosa vai ficar.

Asse a massa por 10 minutos ou até ela cheirar e ficar moreninha.


O CREME DE CASTANHAS COM LIMÃO

INGREDIENTES:

½ kg de castanhas

3 limões

2 xícaras de açuçar

1 xícara de melado de cana ou mel



MODO DE FAZER:

Cozinhe as castanhas por 30 minutos, na panela de pressão em água. Use ½ quilo de castanhas.

Após o cozimento descasque as castanhas.

Você verá que há uma pele mole por fora (que é comestível) e uma mais rija por baixo, que cobre por fim uma película marrom.

A película marrom pode ficar, já a cobertura de celulose, que lembra a do milho da pipoca, precisa ser removida. Com a castanha bem cozida, não será difícil fazer isso com ajuda de uma faca de legumes, cortar ao meio sempre facilita a remoção.

A pele de fora que você removeu, pode guardar pra fazer um ceviche, fica bem legal! Mas essa receita fica para outro post.





Junte duas xícaras cheias de castanhas já limpas, a duas xícaras de água, duas xícaras de açúcar orgânico e meia xícara de mel, ou melado de cana, acrescente o suco de três limões e boas pitadas de canela (a gosto) e uma de sal. Bata em um processador, ou mixer até formar um creme liso e macio.

Leve tudo ao fogo e mexa sempre até fazer um mingau grosso.



OBS – de um dos limões raspe a casca para ser polvilhada depois sobre o creme.


Despeje ainda morno (para que pegue a forma da sua torta) em cima de sua massa,


polvilhe a raspa da casca sobre o creme e leve à geladeira tampada até o dia seguinte (para pegar melhor a consistência).



APROVEITE! A castanha da jaca é rica em jacalina, uma substância anticancerígena, com alto poder de regeneração das células, cicatrização e produção de colágeno.

E VIVA A JACAAAAAAA!!!!!

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo