top of page

Queijo de Castanhas de Jaca

Atualizado: 24 de jun. de 2020

Paula Louro


Achei que ia demorar uns 15 dias de maturação, mas foram só 7 dias

Acho que é pq a semente de jaca é mais sequinha


Queijo de semente de jaca:


130g de semente de jaca cozida e descascada;

130g de mandioca crua, descascada e cortada em cubinhos pequenos (ou ralada);

1 colher de chá de probiótico (usei o líquido fermentado da salmoura de alho);

Sal a gosto;

1 colher de sopa de azeite extra virgem;

Ervas finas para passar em volta;


Como fermentar o alho na salmoura?


Descasque alguns dentes de alho e coloque dentro de um pote de vidro previamente higienizado com sabão de Coco e enxaguado com água quente. Preencha com a salmoura 1% (água com sal marinho, de preferência não iodado). Salmoura 1% significa que a quantidade de sal utilizada será proporcional a 1% da quantidade de água. Então por exemplo, se você usar 300 ml de água, serão 3g de sal. É importante encher o pote até a boca com a salmoura para que não fique espaço para oxigênio. Tampe com tampa hermética e deixe fermentar no balcão da sua cozinha por 15 dias.


Como fazer o queijo vegano?


Bata no liquidificador a mandioca com a semente de jaca e o probiótico com a ajuda de um pilão (Pode ser uma abobrinha, cenoura, pepino, etc). Lembrando que o pilão não faz parte da receita, é só para dar uma ajudinha empurrando a massa para o meio da hélice do liqui. Vá parando um pouco para dar um descanso para o liquidificador. Se achar muito necessário, pode adicionar um pouco de água, bem pouco mesmo, para ajudar a bater. Quando tiver uma massa homogênea, transfira-a para um coador de voal, de um nó no coador de forma que faça uma trouxinha e pendure em algum canto da sua cozinha com um prato fundo embaixo. Agora o queijo irá dessorar e começar a fermentar. Ele irá ficar pendurado assim por 48h. Passadas essas 48h, retire o queijo do voal e coloque em um bowl. Adicione o sal e azeite. Se quiser, pode adicionar outros temperos de sua preferência. Misture bem e faça uma bolinha com as mãos como está na foto e passe as ervas finas em volta do queijo. Leve para maturar na geladeira por 7 dias. Ele irá ficar em cima de um prato aberto, sem tampar. O frio da geladeira irá ajudar a desidratar o queijo, enquanto mantém a fermentação em um ritmo mais controlado. Então Ele continua fermentando bem lentamente e, assim, vai atingindo sabores mais complexos. Passados os 7 dias é só ser feliz comendo essa delícia!! Eu acho que vai acabar em uma rodada só, mas se sobrar é só colocar dentro de um potinho fechado e guardar na geladeira.


OBS: o alho fermentado na salmoura foi o que eu utilizei nesta receita, mas se você tiver outro probiótico disponível em casa pode substituir. O legal do alho é que já deixa um gostinho de temperado. Caso você utilize um probiótico mais neutro de sabor, é legal temperar o seu queijo depois das primeiras 48h de fermentação.


Dica: os dentes de alho fermentados podem ser utilizados normalmente em qualquer receita culinária que você já esteja acostumado(a) a fazer. Fermentado ele fica ainda melhor, pois a fermentação pré-digere o alimento, além de produzir vitaminas, sais minerais e aminoácidos essenciais. Ela transforma o alimento em algo muito mais rico, potencializando nutrientes já existentes. Atualmente, alho pra mim só fermentado rs.







652 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page