top of page

JACALHOADA COM GRÃO DE BICO

Por Camila Parente - Cozinha Plant Based - www.vedanatural.com.br

ENCOMENDAS : 21 - 98899-7336

@vedanatural @camilaparente_


A ASSOCIÇÃO da JACA (CARBOIDRATO) e do GRÃO DE BICO (PROTEÍNA) FAZ DESTE UM PRATO NUTRICIONALMENTE COMPLETO



RECEITA serve 4 porções: Ingredientes:

2 batatas grandes

1 cebola grande

2 xic grão de bico cozido

500g de carne de jaca

½ xic de azeitona

1 maço de cheiro verde

1 1/2 xic de chá de azeite

2 colheres de sopa de limão

Cominho a gosto

Páprica doce a gosto

Pimenta do reino a gosto

Sal a gosto

Tomate grape confit (acompanhamento)




Modo de preparo:

  1. Deixe o grão de bico de molho por pelo menos 8 horas, escorra. Em uma panela de pressão, coloque o grão de bico e água. A quantidade de água é 4 dedos acima do grão de bico.

  2. Leve a panela ao fogo e quando pegar pressão deixe cozinhar por 20 minutos. Descasque as batatas, corte em cubos médios, adicione as batatas em uma panela e coloque água até cobri-las. Leve ao fogo para cozinhar. Quando estiver ao dente, desligue o fogo e escorra as batatas e reserve. Pique o cheiro verde e reserve.

  3. Retire o grão de bico da panela e reserve uma xícara de chá da água do cozimento do grão de bico. Leve para o liquidificador utilizando a água do cozimento do grão de bico. Coloque aos poucos a água (até ficar no ponto desejado), tempere com sal, cominho, páprica, pimenta do reino, limão e azeite até que fique um creme homogêneo.

  4. Em uma panela, colocar azeite e refogar a cebola, depois que ela ficar transparente adicionar cominho, pimenta do reino e sal, depois que a cebola der uma leve dourada adicionar a carne de jaca aos poucos e ir mexendo, colocar um pouco mais de azeite e continuar mexendo. Prove e se precisar ajuste os temperos. Quando a jaca estiver macia desligar o fogo e reservar.

  5. Pré aqueça o forno a 180 graus. Em uma travessa acomode as batatas, distribua toda a pasta de grão de bico por toda a travessa. Adicione a carne de jaca. Adicione o cheiro verde e as azeitonas. Regue de azeite. Leve ao forno e deixe assando por aproximadamente 50 minutos. (depende do forno). Retire do forno e sirva com tomate grape confit.


Dica para facilitar:

Você pode fazer a pasta de grão de bico e a carne de jaca no dia anterior.

173 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page