Empadão de Jaca com massa de grão de bico

Atualizado: Jan 26

por Christiane Simyss


Instagram @Christiane.simyss



Ingredientes massa 2 xícaras de grão-de-bico cozido 2 CS de manteiga ghee 1 xíícara de farinha de arroz 1/2 xícara de água filtrada gelada 1/2 CC de sal Temperos a gosto (usei gengibre em pó, cúrcuma em pó, páprica em pó, alho em pó e orégano. Comece com uma colher de café e vá provando) Modo de preparo Coloque o grão-de-bico cozido no processador com a manteiga ghee e os tempos. Vá acrescentando a farinha e a água aos poucos. Bata até ficar na consistência de massinha de modelar. Ajuste farinha e água conforme necessário. Forre um refratário com a massa, tomando o cuidado de não deixar muita massa nas bordas. Guarde um pouco da massa para cobrir o recheio.




Ingredientes recheio 500 g de carne de jaca verde (usei a da @mao_na_jaca, maravilhosa!) 1 pimentão amarelo em cubinhos 1 cebola pequena picadinha 3 dentes de alho picadinhoa 1/2 talo grande de alho-poró em rodelas finas 1 cenoura grande em cubos bem pequenos (brunoise) 1 abobrinha média em cubos bem pequenos (brunoise) Sal a gosto 1/4 de xícara de vinho tinto de mesa (opcional) 1/3 de xícara de champignon em conservas 1/4 de xícara de azeitonas pretas em rodelas 3 CS de azeite 1 CC de gengibre em pó 1 CCafé de sumac 1 CC de curry 1 CS de páprica defumada 1/2 xícara de caldo de legumes caseiro ou da @blin (natural) 1 xícara de água filtrada 1 CS de araruta 1/2 xícara de folha de aipo picadinha ou outro verdinho (salsa, coentro...) Modo de preparo Refogue a cebola, o alho, o alho-poró e o pimentão no azeite. Acrescente a cenoura e refogue até amolecer. Acrescente um pouco do caldo para ajudar o cozimento. Acrescente a abobrinha, champignon e azeitona e refogue até amolecer. Se necessário, acrescente mais um pouco do caldo. Acrescente a carne de jaca.e refogue por uns 10 minutos. Acrescente o vinho tinto e deixe evaporar (mais ou menos uns 5 minutos). Dilua a araruta na água filtrada e acrescente na panela. Mexa até encorpar e ganhar cremosidade. Acrescente as folhas de aipo. Espere esfriar e despeje o recheio no refratário forrado com a massa. Ajeite com uma espátula.



Para cobrir o empadão, pegue uma pequena quantidade da massa e abra numa tábua com um rolinho. Use uma espátula grande para retirar a massa da tábua e comece a cobrir o empadão. Repita o processo até cobrir por inteiro.

Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 30 minutos. Se quiser, polvilhe com queijo grana padano para gratinar.

130 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo